sábado, 30 de agosto de 2014

São Miguel do Guama não pediu tropas federais para as Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) intensifica os preparativos de segurança para estas eleições. Para o primeiro turno, 56 municípios paraenses solicitaram reforço das tropas federais para as áreas de segurança e logística. O pedido foi encaminhado com base no planejamento elaborado junto com o Governo do Estado e ainda deve ser submetido para aprovação do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No próximo dia 4, a Corte Eleitoral faz mais uma reunião com os representantes dos órgãos de segurança para definir as estratégias para garantir a tranquilidade no dia de votação.
Os municípios que solicitaram reforço na segurança são: Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Itaituba, Aveiro, Redenção, Pau D’Arco, Igarapé Miri, Santo Antonio do Tauá, Curuçá, Terra Alta, Breves, Bagre, Afuá, Chaves, Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Monte Alegre, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Trairão, Oriximiná, Tucuruí, Ourém, Santa Luzia do Pará, Paragominas, Oeiras do Pará, São Sebastião da Boa Vista, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, São Domingos do Capim, Augusto Correa, São Felix do Xingu, Brejo Grande do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado de Carajás, Melgaço, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Novo Repartimento, Jacareacanga, Jacundá, Tucumã, Ourilândia do Norte, Anapu, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Porto de Moz, Curralinho, Concórdia do Pará, Gurupá, Anajás e Tailândia.
A lista de municípios foi elaborada considerando o pedido inicial feito pelas Zonas Eleitorais e que depois foram encaminhados para o núcleo de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) para serem incorporados ao planejamento estratégico traçado pelo Estado.
É o TSE quem dá a palavra final sobre a quantidade e quais municípios terão cobertura das tropas federais no país. Porém, o chefe do setor de segurança do TRE, Jorge Monteiro, assegura que independentemente de quantos homens forem enviados para o Estado, todos os municípios paraenses terão a segurança reforçada no dia das eleições. “Onde não houver cobertura das tropas federais, será reforçado o contingente da Polícia Militar. Nenhum município ficará descoberto”, afirmou.
Nas eleições de 2008, 12 mil homens fizeram a segurança das eleições. Nas últimas eleições gerais, de 2010, foram em torno de 8 mil. “Tradicionalmente a eleição municipal é mais acirrada, enquanto que as eleições gerais, como agora, costumam ser mais tranquilas, com menos incidentes. O que não quer dizer que podemos descuidar. Estamos preparados”, afirmou.
Ele explica que desde julho o TRE já vem dialogando com os órgãos de segurança sobre a organização das eleições. Ritmo que deve se intensificar a partir de agora. Para esta reunião que será realizada no dia 4, às 14 horas, no prédio-sede do TRE foram convidados representantes da Segup, Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Semob e Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes